quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Projecto Simenti em Porto Madeira

P
orto Madeira é umas das zonas do interior de Santiago com uma grande potencialidade para o Ecoturismo. Devido ao projecto desenvolvido pela artística plástica Mitza esta aldeia de características tradicionais tem vindo a ganhar importância até se transformar num verdadeiro espaço para a contemplação de belas artes contemporâneas, e um arquétipo para o desenvolvimento do turismo no meio rural através da arte.
Lá podemos sentir a calma da natureza e a morabeza da população local, que com espírito de hospitalidade recebem os jovens e todas as pessoas que querem descansar ou passar os seus tempos livres longe dos barulhos da cidade.
Em Porto Madeira encontramos em cada espaço a marca artística do mundo inteiro. Artistas de várias nacionalidades passaram pelo local e deixaram parte da sua alma nas peças de arte, nos muros, nas paredes, nas ruas, nas árvores e nas casas das famílias.

O Projecto Simenti enquadrado no seu principal objectivo a Prevenção Primária da Violência, sentiu a necessidade de levar os jovens para descobrirem novas experiências, através do contacto com o meio rural e artístico e os encantos da beleza natural.

Os jovens aproveitaram para fazer trabalhos voluntários com uma campanha de limpeza no espaço de brincadeiras das crianças, e ornamentaram a mesma com troncos de árvores cortadas, que servem de bancos para as crianças e os visitantes sentarem.

Ainda, tiveram uma visita guiada pela Mitza que é também líder comunitário. Portanto, sentiram uma diferença profunda, e declararam que nunca antes tiveram acesso a este tipo de oportunidade.

Com os problemas da violência que ultimamente tem assolado o meio urbano praiense, esta iniciativa desenvolvida numa simples parceria, pode ser uma excelente forma de levar os jovens a quebrarem as barreiras territoriais e apreender novas experiências, num lugar onde reina valores como: o trabalho, a tranquilidade, a amizade, a união e a paz.
Por fim, concluímos que o retiro num espaço desta natureza pode levar os jovens a reflectirem sozinhos e a pensar novas alternativas de uma vida saudável.
                                                                                                         
                                                                                                  Por : João José T. Monteiro
Orientador no Projecto Simenti



Sem comentários:

Enviar um comentário