quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Espaço ATL


O espaço ATL (Actividades de Tempos Livres) foi criado com o objectivo de "preencher" o tempo livre das crianças com actividades lúdicas.
As crianças da Achada Grande Frente (assim como tantas outras noutras zonas da cidade da Praia) são crianças que demonstram uma forte carência emocional bem como económica. Nasceram numa zona desfavorecida, em vários aspectos, e é nesta mesma zona que a maior parte delas vai crescer. Estas crianças, quando não frequentam a escola ou quando estão no período não-escolar, praticamente brincam na rua.
Mesmo que a família tente transmitir uma boa educação ou regras de boa conduta social é na escola e na rua que a criança passa a maior parte do tempo e consequentemente aquilo que ela aprende nestes espaços (Comunidade e Escola) tem um grande peso na sua educação.
No ATL trabalhamos com crianças dos 5 aos 12. Estão divididas em 3 turmas: dos 5 aos 6 anos; dos 7 aos 9 e dos 10 aos 12 anos. Ao mesmo tempo que procuramos preencher o tempo livre destas crianças com actividades lúdicas que passam pela pintura, modelagem, jogos etc., procuramos também trabalhar a parte emocional através de um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais.
O ATL iniciou-se em Outubro deste ano e neste momento estamos a trabalhar com apenas com 8 crianças por turma mas de futuro pretendemos ter um espaço maior e abranger assim um maior número de crianças.

Projecto Simenti

A violência na cidade da Praia é um tema que tem causado muitas querelas tanto a nível social como político. Muitos debates têm se centrado na violência e a própria comunicação social tem contribuído de forma mais ou menos significativa para a divulgação destes actos.  Evidentemente que o problema não se limita apenas à cidade da Praia; é um problema social que atinge outras ilhas mas tem o seu ponto máximo na cidade da Praia. A cidade tem verificado um crescimento económico bastante favorável em relação às outras ilhas o que leva ao aumento do fluxo das pessoas. Praia tornou-se uma cidade atractiva em termos de negócios e emprego mas a par deste desenvolvimento, a violência cresceu de forma significativa.
Muito se tem ouvido falar de violência mas que se faz na prática é muito pouco para tentar eliminá-la.
A violência é um problema social que deve ser trabalhada na comunidade onde mais se destaca através de intervenções psico-educativas.
É dentro deste contexto que nasce o Projecto Simenti. Sediado na Achada Grande Frente, zona de grande carência socioeconómica, o Projecto Simenti pretende fomentar o desenvolvimento social e contribuir para a prevenção primária da violência infantil e juvenil nessa zona. Esta prevenção é feita através de intervenções psico-educativas que vão no sentido de activar os recursos e capacitar a comunidade.
Neste blogue pretendemos, com publicações periódicas,  tornar público as várias actividades que são desenvolvidas no projecto com os jovens e com as crianças.


Milena Ramos