segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Projecto Simenti – principais actividades

Com este pequeno artigo pretende-se dar a conhecer ao público as actividades que foram desenvolvidas no projecto ao longo do ano 2011, mas antes é fundamental saber de forma mais detalhada os objectivos do projecto antes de avançarmos para a retrospectiva 2011.
O projecto Simenti iniciou as suas actividades no terreno em Julho de 2011. Adoptando uma política de parceria o projecto arrancou com várias propostas de intervenção na comunidade de Achada Grande Frente tendo como principal objectivo a prevenção da violência infanto-juvenil. A estratégia adoptada consiste em capacitar a comunidade para que esta seja capaz de se reerguer e de se reafirmar, para que os jovens saibam construir o seu próprio caminho e que ajudem a sua comunidade. O projecto adoptou uma política de empowerment comunitário deixando de lado o apoio assistencial ao que já estão muito habituados e que só apresenta soluções a curto prazo.
Neste sentido, no decurso do projecto (que terá a duração de 2 anos) irão ser implementadas várias actividades de modo a alcançar os objectivos propostos. Estas actividades englobam as seguintes componentes:
·         Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais aberto a 30 crianças dos 04 aos 11 anos de idade;
·         Promoção da Saúde e do Bem-estar aberta a toda a comunidade e realizada através de workshops e atendimento psicológico em geral;
·         Programa para Implementação da Participação Juvenil na Comunidade aberto a jovens entre os 13 e os 25 anos de idade;
·         Programa de Educação Parental para gestantes e casais expectantes
·         Programa de Educação Parental para pais de crianças dos 03 aos 08 anos;
·         Oficina Nós Raíz onde um grupo de jovens entre os 16 e os 25 anos trabalhará sobre as raízes da história da comunidade de Achada Grande frente e do País.

Programa de Desenvolvimento de competências Pessoais e Sociais
Vários estudos têm demonstrado que os programas que incluem componentes orientadas para o desenvolvimento de competências sociais estão associadas a um efeito preventivo do uso de drogas (NIDA, 1997, Norman e al., 1997, Tabler & Stratton, 1997) e outros demonstram que existe uma grande relação entre comportamentos agressivos e problemas de controlo de impulsividade e regulação emocional (e.g Lochman $ Wells, 1996; O´Donnell e al., 1995; Michelson, 1987).
Este tipo de estratégias tem recebido um grande suporte na literatura. No projecto, este programa está destinado a 30 crianças dos 04 aos 11 anos de idade realizado através de jogos, exercícios de psicomotricidade, exercícios físicos e criativos, trabalhos manuais, leitura de histórias etc.
Programa para implementação da Participação Juvenil na Comunidade
No âmbito deste programa serão realizadas as seguintes actividades: Oficina de Ideias, Curso de Formação para Líderes Comunitários (mediação de conflitos), Programa de Educação parental; Formação de Animadores de Infância.
De modo a atingir os objectivos propostos várias parcerias foram feitas nomeadamente:
·         ICIEG (Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género);
·         GOIP (Gabinete de Orientação e Inserção Profissional da Mulher);
·         Centro de Saúde de Achada Grande;
·         Delegação da Câmara Municipal da Praia Em Achada Grande Frente;
·         Associação Djunta Mon Pa Tchada Grande;
·         Escola Secundária da Achada Grande Frente;
·         Escola Básica da Achada Grande Frente;
·         CEFP da Praia (Centro de Emprego e Formação Profissional);

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